segunda-feira, 14 de setembro de 2015

COLABORAÇÃO EM REDE E EDUCAÇÃO

Inclusão digital é quando uma pessoa tem acesso ao mundo das tecnologias, ou seja, a inserção da sociedade no processo de informatização. Sendo assim, colocando a pessoa em contato com o mundo, não somente aos contatos, mas sim com a abertura de conhecimento que está sujeito a obter tendo este meio de comunicação.
Se tivermos acesso à internet, atualmente encontramos inúmeros recursos interessantes e colaborativos para ensinar e aprender de forma simples e gratuita.
Sabemos que a tecnologia hoje faz parte da vida de toda população, que a utiliza em seu benefício.
Esse acesso á internet, com o avanço das tecnologias, foi aproximando as pessoas, a ponto de atualmente podermos dizer que Sociedade em Rede também é um tipo de estrutura social.
Esses avanços tecnológicos atraem cada vez mais os jovens de todas idades, pelo poder de sedução dos aparelhos eletrônicos da atualidade, onde estes dão a oportunidades para abrir horizontes sem limites, através de pesquisas e principalmente acesso às redes sociais, que por sua vez estão cada vez mais comuns na vida das pessoas que têm os mesmos interesses profissionais e educacionais, as quais funcionam como pontos de encontro, onde as pessoas em espaços e tempos diferentes, ou ao mesmo tempo, podem se comunicar, trocar  ideias, teorias, pensamentos e afetos que, juntos, podem resultar uma somatória muito mais completa do que se estivessem em pontos separados.
Ainda existe certo preconceito em relação às redes sociais, considerando-as como meio de comunicação fútil, mas na verdade se aprofundarmos um pouco mais nos conceitos de redes sociais e ao diálogo que elas podem estabelecer com a sociedade e com a educação como um todo, encontraremos grandes benefícios que elas podem oferecer e contribuir para a construção do conhecimento.
Vendo o lado bom das redes sociais, os educadores cederam gradativamente a este ótimo recurso, descobrindo que através de ferramentas como blogs, twitter, e outros sites interativos, propiciavam a eles debates, enquetes e pesquisas interativas, pois são softwares sociais, ferramentas utilizadas para estabelecerem redes sociais e integradores de usuários com os mesmos interesses.
Diante dessa situação, podemos entender que o processo de ensino aprendizagem nos dias atuais precisa estar necessariamente inserido dentro de um contexto tecnológico a fim de se estabelecer não só apoio às pesquisas mas também um processo de interação entre o aluno e o educador.
Além das vantagens da interação entre professores e alunos, também há o desenvolvimento das comunidades virtuais, tendo como características a interação e a colaboração entre as pessoas e a ampliação dessas redes, reforçando o caráter de um ambiente que provoca a construção de relações sociais, de redes sociais, que viabiliza encontros de pessoas muito distantes e de realidade diferentes.
Não basta a busca pelo conhecimento e interação entre educador e educando, pois a escola precisa apoiar essas iniciativas para o processo educativo e os processos que motivam o desenvolvimento do conhecimento em todos os sentidos. As salas de aula devem estar dotadas de tecnologia para se adequar os interesses que motivam os jovens na geração do conhecimento acompanhando os avanços científico e tecnológico para o bem do aprendizado criativo e interativo, desenvolvendo treinamento adequado dos professores para elaboração das aulas, e orientações às pesquisas e conhecimentos através do conhecimento via instrumentos tecnológicos, tendo acesso às novas tecnologias, criando mecanismos avançados como vídeos, conferências, slides e outras ações pedagógicas, acreditando que o avanço tecnológico pode se tornar um aliado importante no desenvolvimento do processo educativo e na atratividade das aulas e ações do professor.
Concluindo, sabe-se que tudo o que é desconhecido é visto em um primeiro momento com certo preconceito, e essa postura não é diferente no que diz respeito aos softwares sociais, pois se estes forem usados por pessoas mal intencionadas, causam grande prejuízo, mas também, torna-se um grande veículo para se encontrar informações e reflexões acerca de todos os demais temas, inclusive aqueles abordados pela educação formal.
Desta forma, cabe aos educadores romper com esses paradigmas equivocados acerca desses softwares e buscar usá-los da melhor forma possível para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem.

Referências

Materiais de Estudo da Unidade 2


PORTAL DO PROFESSOR. Disponível em : <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=326>. Acesso em 28 de agosto 2015.

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