COLABORAÇÃO EM REDE E EDUCAÇÃO
Inclusão
digital é quando uma pessoa tem acesso ao mundo das tecnologias, ou seja, a
inserção da sociedade no processo de informatização. Sendo assim, colocando a
pessoa em contato com o mundo, não somente aos contatos, mas sim com a abertura
de conhecimento que está sujeito a obter tendo este meio de comunicação.
Se
tivermos acesso à internet, atualmente encontramos inúmeros recursos
interessantes e colaborativos para ensinar e aprender de forma simples e
gratuita.
Sabemos
que a tecnologia
hoje faz parte da vida de toda população, que a utiliza em seu benefício.
Esse
acesso á internet, com o avanço das tecnologias, foi aproximando as pessoas, a ponto
de atualmente podermos dizer que Sociedade em Rede também é um tipo de
estrutura social.
Esses
avanços tecnológicos atraem cada vez mais os jovens de todas idades, pelo poder
de sedução dos aparelhos eletrônicos da atualidade, onde estes dão a
oportunidades para abrir horizontes sem limites, através de pesquisas e
principalmente acesso às redes sociais, que por sua vez estão cada vez mais comuns na vida das pessoas que têm os
mesmos interesses profissionais e educacionais, as quais funcionam como pontos
de encontro, onde as pessoas em espaços e tempos diferentes, ou ao mesmo tempo,
podem se comunicar, trocar ideias,
teorias, pensamentos e afetos que, juntos, podem resultar uma somatória muito
mais completa do que se estivessem em pontos separados.
Ainda existe certo preconceito em relação às redes sociais,
considerando-as como meio de comunicação fútil, mas na verdade se aprofundarmos
um pouco mais nos conceitos de redes sociais e ao diálogo que elas podem
estabelecer com a sociedade e com a educação como um todo, encontraremos
grandes benefícios que elas podem oferecer e contribuir
para a construção do conhecimento.
Vendo o lado bom das redes sociais,
os educadores cederam gradativamente a este ótimo recurso, descobrindo que
através de ferramentas como blogs, twitter, e outros sites interativos,
propiciavam a eles debates, enquetes e pesquisas interativas, pois são
softwares sociais, ferramentas utilizadas para estabelecerem redes sociais
e integradores de usuários com os mesmos interesses.
Diante dessa situação, podemos entender que o processo de
ensino aprendizagem nos dias atuais precisa estar necessariamente inserido
dentro de um contexto tecnológico a fim de se estabelecer não só apoio às
pesquisas mas também um processo de interação entre o aluno e o educador.
Além das vantagens da
interação entre professores e alunos, também há o desenvolvimento das
comunidades virtuais, tendo como características a interação e a colaboração
entre as pessoas e a ampliação dessas redes, reforçando o caráter de um
ambiente que provoca a construção de relações sociais, de redes sociais, que
viabiliza encontros de pessoas muito distantes e de realidade diferentes.
Não basta a busca pelo conhecimento
e interação entre educador e educando, pois a escola precisa apoiar essas iniciativas
para o processo educativo e os processos que motivam o desenvolvimento do
conhecimento em todos os sentidos. As salas de aula devem estar dotadas de
tecnologia para se adequar os interesses que motivam os jovens na geração do
conhecimento acompanhando os avanços científico e tecnológico para o bem do
aprendizado criativo e interativo, desenvolvendo treinamento adequado dos
professores para elaboração das aulas, e orientações às pesquisas e
conhecimentos através do conhecimento via instrumentos tecnológicos, tendo
acesso às novas tecnologias, criando mecanismos avançados como vídeos,
conferências, slides e outras ações pedagógicas, acreditando que o avanço
tecnológico pode se tornar um aliado importante no desenvolvimento do processo
educativo e na atratividade das aulas e ações do professor.
Concluindo, sabe-se que tudo o que é desconhecido é visto em
um primeiro momento com certo preconceito, e essa postura não é diferente no
que diz respeito aos softwares sociais, pois se estes forem usados por pessoas
mal intencionadas, causam grande prejuízo, mas também, torna-se um grande
veículo para se encontrar informações e reflexões acerca de todos os demais
temas, inclusive aqueles abordados pela educação formal.
Desta forma, cabe aos educadores romper com esses paradigmas
equivocados acerca desses softwares e buscar usá-los da melhor forma possível
para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem.
Referências
Materiais de
Estudo da Unidade 2
PORTAL DO PROFESSOR. Disponível em
: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=326>.
Acesso em 28 de agosto 2015.
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